Diagramação e Impressão.

A produção de produtos impressos em gráficas, tanto digitais quanto tradicionais (off-set) é uma necessidade premente para quase todas as empresas no que diz respeito a atingir o seu público-alvo.

Obrigado por dedicar um pouco do seu tempo, que é precioso, para ler este artigo.

Meu nome é Hélton Winter e sou Diretor de Comunicação da Marambi.

Trabalho com diagramação e impressão desde 1994. Um dos muitos “Matusaléns da computação gráfica” que ainda andam por aí. Mas isso não é nada frente ao tempo que já faz desde a primeira diagramação e impressão mecânica de um livro neste planeta.

570 anos de diagramação e impressão

Sim! 570 anos!

Vamos então ao assunto, que é Desktop Publishing. Também conhecido como Computação Gráfica ou Design Gráfico ou Diagramação e Impressão.

Tudo que é feito para ser impresso é feito por diagramadores, designers gráficos, arte-finalistas, fotógrafos e, na ponta do processo, impressores digitais ou off-set.

Cada tipo de produto final tem um processo técnico específico. E há muito expertise envolvido nisso.

Desde o designer gráfico, que irá determinar o formato da publicação junto com o diretor de arte, passando pelo diagramador e (em alguns casos) o arte-finalista.

Todo esse time tem que atuar de forma harmônica e focada no resultado final, que é o sucesso da publicação do cliente no que diz respeito ao seu formato final.

O conteúdo permanece sob o controle dos redatores que, por vezes, atuam diretamente com os diretores de arte e designers de forma a se obter um produto impresso consistente e agradável aos olhos e ao toque.

Novamente, obrigado por me acompanhar até aqui. Vamos adiante!

Um processo iniciado por Gutemberg por volta do ano de 1450 DC.

Aqui, um trecho retirado de https://www.wdl.org/pt/item/7782/ , apresentando dados sobre a Bíblia de Gutenberg.

Gutenberg Bible BG

A Bíblia de Gutenberg é o primeiro grande livro impresso na Europa Ocidental a partir de tipos móveis de metal.

Ela é um monumento que marca uma virada na arte da produção de livros e na transição da Idade Média para o mundo moderno.

A Bíblia foi concluída em Mainz, Alemanha, provavelmente no final de 1455.

Johann Gutenberg, que viveu por volta de 1397-1468, é geralmente creditado como o inventor do processo de produção de um tipo de metal uniforme e intercambiável e de desenvolver os materiais e os métodos para tornar a impressão possível.

Esta Bíblia, com o seu tipo gótico nobre ricamente impresso na página, é reconhecido como uma obra-prima da impressão e do artesanato refinados.

O texto é a tradução latina conhecida como Vulgata, feita por São Jerônimo no século IV. A Bíblia foi toda impressa em colunas duplas, em sua maior parte com 42 linhas por página.

As letras maiúsculas e os títulos são ornamentados à mão e coloridos.

Os três volumes, que datam do século XVI, estão encadernados em pele branca de porco. A cópia da Biblioteca do Congresso foi totalmente impressa em velino, um fino pergaminho feito de pele de animal e é uma das somente três cópias perfeitas em pergaminho conhecidas.

As outras encontram-se na Biblioteca Nacional da França e na Biblioteca Britânica. Por quase cinco séculos a Bíblia esteve em posse da Ordem Beneditina e foi mantida na Abadia de São Brás, na Floresta Negra na Alemanha e, após 1809, na Abadia de São Paulo, na Caríntia, Áustria.

O ex libris da Abadia de São Brás aparece em cada volume. Juntamente com outros livros do século XV, a Bíblia foi adquirida da coleção do Dr. Otto H.F. Vollbehr pela Biblioteca do Congresso, por um ato adicional do Congresso em 1930.

VOCÊ PODE LER A BIBLIA DE GUTENBERG NESTE ENDEREÇO: https://www.wdl.org/pt/item/7782/view/1/1/

Bem, agora que você deu uma boa lida na Bíblia de Gutenberg e localizou seus trechos favoritos, vamos um pouquinho adiante. Uns 400 anos, mais ou menos.

Rapidamente a tecnologia de Gutenberg começou a ser replicada e, 400 anos depois (o termo “rapidamente” tem várias maneiras de ser interpretado) surge uma máquina fantástica, chamada Linotipo.

Bem, a foto fala por si! Mais informações veja o website: https://medium.com/deadlines/uma-breve-introducao-a-linotipia-a06bdffdc215

Veja esse vídeo e conheça como era a diagramação e impressão antes da computação gráfica.

Mas, seguindo em frente, chegamos aos dias de hoje.

Podemos dizer que hoje, a imagem para representar o Design Gráfico e o Desktop Publishing é, disparado na frente, o logotipo da Adobe Systems.

Adobe Systems Logo Diagramação e impressão

A Adobe é proprietária dos principais e mais eficientes softwares de ilustração, tratamento de imagem, edição de livros e revistas e vai além, com alguns dos melhores softwares de edição de áudio e video do mundo.

Tudo o que havia no mundo físico da diagramação de materiais impressos e fotografia, agora está no mundo digital da Adobe, exceto as máquinas impressoras é claro.

Eu usei estas versões logo que foram lançadas. E nunca mais parei.

Diagramação e impressão
Diagramação e impressão

O fator humano. Usar só estratégia ou só intuição?

Aqui na Marambi, nós trabalhamos sempre, antes de tudo, a estratégia de comunicação do produto gráfico a ser desenvolvido. A intuição é respeitada, porém sempre cuidadosamente avaliada.

Resumindo

  • A indústria gráfica existe há mais de 500 anos.
  • A evolução foi ao longo dos séculos até aparecer o Linotipo.
  • Nos anos de 1980 surgiu a computação gráfica.
  • Hoje, quase tudo que se faz é digital e está disponível nos softwares da Adobe Systems, que domina quase o planeta todo.
  • Mas tudo isso ainda depende do planejamento estratégico para tornar o produto impresso viável comercialmente.

O resultado disso tudo é que hoje é possível criar materiais gráficos com uma velocidade nunca vista antes, limitada apenas pela criatividade e validade do que está sendo impresso.

Na Marambi, damos atenção àquele tipo de criatividade que pode produzir resultados rápidos e consistentes.

Conte com a Marambi Comunicação Estratégica para cuidar da diagramação e impressão dos seus materiais gráficos.

E para ficar mesmo muito fácil e rápido, aperte este botão!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.